English Español François Deutch Italiano Neederland

A INVASÃO DAS EÓLICAS III - Artigo "NOTICIAS DE BARROSO"

3
Continuando o assunto das eólicas deixo aqui um texto publicado recentemente no jornal local "Noticias de Barroso". Só espero que os nossos dirigentes quer nas Juntas de Freguesia, Comissões de Baldios e Camara Municipal o leiam e façam alguma coisa. Clique na imagem para ler a noticia.
Ler mais...

Barroso! Fotoreportagem Fevereiro 2010

2

IMG_5625

O outro lado de Barroso! Depois dos posts sobre as eólicas, deixo aqui algumas fotos feitas também durante a viagem Montalegre-Outeiro. Estas sim, revelam todo o potencial turístico bem como toda a ruralidade existente por estas bandas.

Espero que gostem!!! IMG_5577(Barragem de sezelhe + lameiro + poça de rega com pedra de enjenho) IMG_5618(Barragem de Paradela + Gerês ao fundo com neve)IMG_5583(poça + lameiro + gado + regos tradicionais)IMG_5588(Lameiro + gado + pastor) IMG_5619(Gerês Zona de Fonte fria e Brasalite)

Ler mais...

A INVASÃO DAS EÓLICAS II – Imagens das obras de instalação das torres eólicas.

2

IMG_5629Fui ao local ver a destruição causada pela instalação do parque eólico que vai do Avelar (Montalegre) até não sei onde. Eu, que até conhecia bem a zona perdi- me no meio de tanto estradão. Tive de pedir ajuda e, por fim, lá fui dar à estrada que liga Contim a Brandim. Mas não pensem que o parque termina ali, na próxima reportagem vou tentar ver até onde vai a destruição. Ao que me falaram, imaginem, até aos baldios de Ferral.

Apesar do nevoeiro dá bem para ver a dimensão dos prejuízos causados na paisagem Barrosã. As fotografias não conseguem demonstrar bem a movimentação de terras e decapitação de pequenos montes que está a ser feita. Aconselho a todos uma visita ao local a fim de verem bem a dimensão e os danos causados. Qualquer pequeno monte serve para instalar uma eólica, fazem uma terraplanagem do tamanho de 2 ou 3 campos de futebol e lá cresce ali mais um monstro metálico.

Será que ainda não contribuímos o suficiente para o país com as 5 barragens existentes no nosso concelho? E já se perguntaram o que o pais já fez por nós ?

Não tem dinheiro para nos fazer uma boa estrada de ligação a Braga ou Chaves mas tem dinheiro para abrir kilómetros de auto-estradas nos nossos montes!

FOTOREPORTAGEM IMG_5682(Instalação de apenas uma torre, vejam a quantidade de estradões e a sua largura)IMG_5681(Novas vistas da barragem de Pisões)IMG_5638(Corte de terra com cerca de 2 metros para abertura de estradão)IMG_5658(Acessos para uma eólica podem observar a terraplanagem a sua volta)IMG_5631(encruzilhadas de estradões)IMG_5635(corte este bem alto cerca de 3,5m para abertura de estradão) IMG_5642(abertura ao lado do estradão para passagem de cabos)IMG_5637(corte no terreno, cabos para instalação) IMG_5666(a desordem dos trabalhos bem verificada nesta foto, não tem regras apenas objectivo de instalar as torres metálicas)IMG_5641(cabos para instalação)IMG_5669(inicio da Montagem vejam o espaço utilizado para cada torre) IMG_5665IMG_5667IMG_5670 (estas ultimas 3 fotos mostram bem onde estão a colocar as torres nos montes existentes por todo lado qualquer ponto mais alto lhes serve)

Ler mais...

A INVASÃO DAS EÓLICAS - Qual o futuro de Barroso?

0

IMG_5579

Os parques eólicos em Barroso estão a florescer como nunca os cogumelos floresceram no Outono. Estão a ferir esta terra de forma irreparável e, como tal, a destruir a pouca luz que existia ao fundo do túnel com vista ao desenvolvimento futuro de Montalegre (Fala-se em Turismo! Mas que turismo ? Turismo eólico ainda não ouvi falar!).

Eu não me conformo com o que ouço dizer: Tem de ser! É energia limpa e até dá um dinheirinho! Pergunto: Dá dinheiro? Cria empregos ? Fixa gentes em Montalegre? Melhora a qualidade de vida nas aldeias que coloquem eólicas ? Baixa o preço da factura energética?

Eu respondo-vos: Não fixa mais gente, nem cria mais empregos, não baixa a factura energética, nem vivem melhor os que têm eólicas nos seus baldios que os restantes Barrosões.

Se não, vejamos os exemplos das aldeias que já têm eólicas há alguns anos. Será que estão melhor que as restantes? Têm mais gente fixada? Mais empregos? Mais desenvolvimento? Melhorou a qualidade de vida dos seus habitantes?

Mais uma vez eu respondo-vos: estão exactamente iguais às outras aldeias do reino de Barroso. Sim, iguaizinhas como antes de terem os afamados e prometedores contratos eólicos.

Estamos a ser alvos de "assaltos violentos" como nunca antes estas terras o foram, por quem nunca nos reconheceu e estamos a ceder o nosso bem mais valioso em troca de promessas e de uns míseros tostões que não nos servirão para nada num futuro muito próximo.

Se analizarmos o que somos, o que nos caracteriza, o que nos distingue, o que nos sustentou ao longo do tempo, o que nos dá o nome de barrosões, foram estes montes que até há bem pouco tempo ninguém dava valor. A nossa terra - Barroso, esse sim dá-nos e sempre nos deu tudo: fumeiro, batata, carne barrosã, lenha (combustível para nos aquecermos), sustento, etc.

Agora vejam o que lhe estamos a fazer, a esventrá-la, a cortá-la aos pedaços e a ver desaparecer toda uma paisagem que levou milhares de anos e gerações a construir. E nós, barrosões, estamos a assistir a tudo isto impávidos e serenos. Amigos de Barroso, nós não éramos assim! Preserváva-mos o que era nosso até à última gota de sangue. Que será do futuro desta terra?

Infelizmente já é tarde demais para voltarmos atrás, apenas peço aos homens e mulheres que amam esta terra, não deixem ferir mais as terras de Barroso e os Barrosões.

Apelo à preservação do legado que os nossos antepassados nos deixaram: as serras, os montes, os lameiros, os regadios, os moinhos, os fornos comunitários, os currais, os carvalhais, as tradições, as actividades comunitárias, as vezeiras, a pastorícia, etc. Só assim poderemos ambicionar um futuro promissor para Barroso.

Contra o maior atentado feito ás terras de Barroso.

Subscrevo-me:

Miguel Moura (autor do Rotasdobarroso dedicado à divulgação da região)

Vejam esta fotoreportagem feita durante uma viagem de carro através da margem direita do rio Cávado (entre Montalegre e Outeiro).IMG_5571 IMG_5597 IMG_5602 IMG_5609IMG_5592 IMG_5585

Ler mais...

Vila de Marvão (Fevereiro / 2010)

0

IMG_5435

Vila de Marvão situada na serra do Sapoio a 680 metros de altitude, foi uma agradável surpresa apesar do nevoeiro. Mesmo com pouca visibilidade ficou a vontade de regressar. Espero ainda este ano visitar e percorrer alguns trilhos envolventes. De seguida deixo algumas fotos que demonstram bem o excelente estado de conservação desta vila. Exemplo de conservação que deve ser seguido por terras que pretendam ser destino turístico. Site oficial do município de Marvão clique aqui.

IMG_5446IMG_5424IMG_5438 IMG_5430IMG_5428IMG_5435IMG_5441IMG_5427    IMG_5439 IMG_5440  IMG_5415IMG_5409IMG_5431 IMG_5433      IMG_5443  IMG_5449IMG_5453IMG_5416 IMG_5451  IMG_5421

Ler mais...