English Español François Deutch Italiano Neederland

TRILHO DO OURIGO 2010 - VIDEO DA ACTIVIDADE

2

027 Aqui fica a reportagem vídeo da actividade "TRILHO DO OURIGO 2010", promovida pelo Clube Papaventos e pela FCMP com o Apoio da CMM, dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e do Ecomuseu de Barroso,  que teve lugar no passado dia 18 de Abril.

 

 

(vídeo Carla Moura)

Ler mais...

GR 56 - TRANS-OURENSE (Esp) - IV ETAPA

0

4º DIA (9-4-2010)

Iniciámos esta etapa já passava das 9 e meia, depois de um pequeno almoço tomado no café ao lado da pensão. Decidimos deixar ali quase toda a carga que transportávamos e busca-la no final da etapa, já de carro. Seguimos então por estrada até encontrarmos o trilho que ao inicio parecia limpo e relativamente bem marcado, ao contrário do que tínhamos encontrado nas etapas anteriores. Mas passado poucos km  vimos-nos obrigados a abandonar o trilho à procura de alternativas devido a falta de limpeza. Seguimos por várias aldeias, quase sempre pelo trilho GR marcado, Ermida San Pedro, Requien, O Coutinho, Santigueir130o, Vilouxe, Cerreda, A Albergaria, Parada Seca, Vilar, O Agro, até chegarmos à aldeia de Santo Estevo de Ribas de Sil onde se encontra o fabuloso mosteiro de Santo Estevo(foto). Este foi talvez o melhor ponto de interesse de todo o GR. Esta etapa conta ainda com dois belíssimos miradores sobre o cañon do Sil, um na rota "mirador das Gandaras" e um outro com a cerca de 800m. Fizemos uma pequena pausa no mosteiro e dali seguimos por trilhos com inclinação de 45º até à estrada que passa junto da barragem do Sil, depois foi só seguir a estrada até Peares, onde tinha previamente deixado o carro. De notar que ainda passámos pela escola de Escalada do Sil onde estavam escaladores de Ourense a praticar. Chegámos a Peares seriam 18 horas e já contávamos com 29,5km nas pernas mas estávamos radiantes pois tínhamos percorrido a nossa maior distancia a pé.  Neste dia ainda fomos jantar a Ourense para comemorar a conclusão desta aventura.

Km.png DADOS DA IV ETAPA

Distância percorrida:  29.5 km   

Horário: 9 horas

FOTO REPORTAGEM

Ler mais...

GR 56 - TRANS-OURENSE (Esp) - III ETAPA

0

3º DIA (8-4-2010)

Começámos este dia  bastante cedo. Acordámos com um manto de gelo por cima da tenda mas, alguns raios de sol, já iluminavam os cumes mais altos. Depois de um pequeno almoço ligeiro pusemo-nos a caminho, já que estávamos com muito atraso, para cumprirmos a etapa. Dali seguimos para o alto chamado "campo da cabeza da lata"(1330m). O sol ajudava a moldar as silhuetas da serra de São Mamede. Nós caminhávamos e fotografávamos a cada 100 metros, já que os motivos e a beleza do local assim o pediam. Depois de passarmos o alto começámos a descer em direcção a Montederramo, primeiro por um estradão e depois em estradas municipais que ligavam pequenas aldeias. Montederramo, era aqui que terminava a 2ª etapa e nós chegámos aqui por volta do meio dia. Era hora de paparoca e aproveitámos para almoçar e visitar o seu imponente mosteiro cisterciense. Mas como o nosso tempo estava apertado e levávamos muito atraso do dia anterior, pusemos-nos a caminho. Mais uma vez por entre estradas e aldeias das quais destaco Seone velho muito parecido a barroso com paredes, lameiros e regos. Dali seguimos, ora por estradas ora por caminhos agrícolas, até à barragem do rio Mao. Aqui, gostaríamos de passar na ponte romana de concelinhos mas o caminho estava intransitável e optámos então por estrada e dali seguimos em diIMG_6875recção a Parada do Sil, saltando de aldeia para aldeia. Muita estrada e poucos caminhos estavam a dar-nos cabo dos pés. O peso da mochila parecia ter aumentado com o passar do dia. Estávamos esgotados. Quando chegámos a Parada do Sil decidimos dormir em hotel e dirigimo-nos ao "Pepe" mas, devido à falta de condições, (nem água quente tinha, para não falar da falta de limpeza e do frio que estava naquele quarto) optámos por mudar para ver se conseguíamos descansar e tomar um bom banho. E ainda bem que o fizemos porque ficamos muito bem instalados na pensão "O TORGAL". Este foi provavelmente uma das mais difíceis etapas que já fiz, devido principalmente aos muitos km que fiz em cima de alcatrão e ao peso que transportava (tenda, saco de cama, comida, etc). No final, quando olhei para o Gps tínhamos percorrido 36km e já levávamos 11 horas de actividade. Depois do banho fomos jantar a um belo restaurante ali perto, vimos o Benfica perder para a Liverpool e regressámos ao quarto para uma noite de sono e descanso, pois ainda tínhamos de terminar a grande rota 56 no dia seguinte.

Km.png DADOS DA III ETAPA

Distância percorrida:  36 km    

Horário: 11 horas

FOTO REPORTAGEM

Ler mais...

"O Homem sonha, a obra nasce"

2

João Garcia conquista cume do Annapurna

PARABENS JOÃO GARCIA

O Alpinismo e o montanhismo Português estão de parabéns.

"O alpinista João Garcia chegou hoje ao cume do  Annapurna, no Nepal. Era a última das 14 montanhas com mais de oito mil metros que lhe faltava para cumprirjoaogarcia a proeza de ser o primeiro português a conquistar os cumes mais altos de mundo. João Garcia alcançou o cume de 8091 metros cerca das 13h30 locais (8h45 em Lisboa), acompanhado de outros oito alpinistas nepaleses e espanhóis.
De acordo com o jornalista da SIC Aurélio Faria, a acompanhar a expedição no acampamento base, a fase final da ascensão foi dificultada pela subida de um corredor de gelo." (fonte: Sic)

Ler mais...

GR 56 - TRANS-OURENSE (Esp) - II ETAPA

2

2º DIA (7-4-2010)

Começámos este dia já bastante tarde por volta das 11 e meia da manhã, depois de uma boa noite de sono que se prolongou demasiado, como se iria verificar mais tarde. Saímos de A Espasa em direcção à aldeia de Vilar e depois Senra. Até aqui seguimos sempre por trilhos e caminhos agrícolas. De Senra saímos em direcção à aldeia de Taboazas, desta vez por estrada. Mais uma vez o abandono dos caminhos e carreiros levou-nos a optar pela estrada. Chegados a Taboazas, uma má noticia alterou os nossos planos. O rio Queixa estava intransponível. As poldras estavam cobertas de água e a corrente era muita- informaram-nos alguns residentes. IMG_6782Apanhámos boleia ate onde tínhamos virado para Taboazas e apanhamos um caminho marcado como PR que termina no Teixo e fica sobreposto no GR56 que nós estávamos a percorrer. Foi só segui-lo mas perdemos muito tempo, quer de manhã, quer no recuo que tivemos de fazer por causa do rio Queixa. Estávamos numa zona muito bonita. A Ferreria e o Teixo são paraísos ocupados por pastores.  Chegados ao Teixo já era tarde e como levávamos tenda optamos por pernoitar ali. O teixo é um daqueles locais que nos cativa de imediato(foto), e do local onde montámos a tenda tínhamos uma vista magnifica. Cansados, terminámos o dia com uma bela massa seguida de um chá antes de dormir e Km.png com um belo manto de estrelas.

DADOS DA ETAPA

Distância percorrida:  18,5 km    

Horário: 7 horas

FOTO REPORTAGEM

Ler mais...

GR 56 - TRANS-OURENSE (Esp) - I ETAPA

2

Esta foi a nossa (MIGUEL & PAULA) primeira grande rota (GR), situada na província de Ourense é composta por quatro etapas que totalizam 99km segundo as informações que conseguimos recolher. Após todos os preparativos decidimos fazer este percurso que vai desde Manzaneda (estância de sky) até Peares em Ourense. Sabendo nós de antemão que o trajecto está sem manutenção a vários anos, o que nos levaria provavelmente a algumas alterações ao longo do percurso. 

I ETAPA - 1º DIA (6-4-2010)

Iniciámos a caminhada por volta das 9 horas. Subimos por entre pistas de sky até ao cume de Cabeza Manzaneda (1778m) situado na Serra de Queixa. depois das fotos do cume voltamos ao nosso caminho que com as poucas ou nenhumas marcas de GR nos obrigou a fazer leitura da cartografia que levávamos, bem como por várias vezes recorremos ao gps que transportávamos a fim de não seguirmos pelo percurso errado.  Seguimos por vários km em cima de neve até ao sistil blanco, depois c067omeçamos a descer em direcção ao ribeiro das forcadas que nos levaria a aldeia com o mesmo nome. Depois da neve foi o mato existente no trilho e a ausência de marcas que nos dificultaram a progressão. Antes de chegar a aldeia das forcadas o trilho mais aberto acelerou-nos o passo. Por volta das 2:30h estávamos onde normalmente terminaria a etapa do dia mas como ainda era cedo e a nossa recolha ainda não estava por perto decidimos continuar. Descemos então até ao rio Grande que levava muita agua onde testamos a nossa coragem passando o rio em cima de um pau seco. (foto). Dali seguimos até a aldeia de Requeixo fazendo já a ultima parte por estrada. Depois de alguma conversa com residentes que nos disseram que o percurso original estava intransitável seguimos sempre por estrada até à aldeia de Zamorela e depois para a aldeia de A Espasa situada a beira da belíssima barragem de Chandrexa de Queixa. Onde fomos recolhidos. dali seguimos para Pobra de Trives onde festejei os meus anos e passei uma bela noite em hotel pois nos Km.png dias seguintes esperavam nos muitos km pela frente.

DADOS DA I ETAPA

Distância percorrida: 27 km    

Horário: 9 horas

FOTO REPORTAGEM

Ler mais...

Um ano com o domínio «WWW.ROTASDOBARROSO.COM»

2

RDB_novo

O antigo barrosodigital deu origem a este weblog com domínio próprio. Já no final de 2009, após uma reestruturação a nível de design apresenta-se hoje com este aspecto. O objectivo com que foi criado continua a ser o mesmo: mostrar esta bela região de Barroso ao mundo.


PUBLICIDADE
As publicidades aqui existentes servem apenas para minorar os custos inerentes à manutenção. Muitos pensaram que o "rotasdobarroso" se tinha transformado numa empresa. Puro engano! O RDB continua a ter o mesmo espírito que tinha aquando do seu inicio no final de 2006. Quero que fique claro que este weblog é um espaço livre para a divulgação de noticias, eventos, acontecimentos de barroso ou que de alguma forma se relacionem com as temáticas aqui publicadas estando nós abertos a parcerias que possam de alguma forma enriquecer este espaço virtual.


AGRADECIMENTOS
Rui, obrigado por toda a ajuda na reestruturação do RDB.
Obrigado a todos os participantes das actividades levadas a cabo pelo RDB.

 
RECORDE AS NOSSAS ACTIVIDADES

ANO 2009

MONTANHISMO

Monte Perdido (Pirenéus)

Circular de Pitões

Pico Tesoureiro (picos da Europa)

Serra da Peneda I, II.

Cela - Rio Dola

Pitões - Paradela

Poço do Mouro

São João da Fraga 2009

Portela do homem - Carris - Pitões (recorde) I, II

Pitões - Carris - Portela do homem (sobrevivência)

Fafião - Cascata do Arado

Portela do Homem - Pitões

Carris 2009 I, II

Trilho da Vezeira Modificado I, II

Prado de Pinhô

Casa do Gaiães, I

Lagoas do Marinho - Leonte I, II, III

Mariolas no Gerês

Biduiças I, II

Trilho da Vezeira I, II

Lagoas do Marinho - Porto da Lage

Pitões - Parada , +

Trevinca tentativa de cume , + fotos

Brasalite Invernal I, II, III

Ascensão Invernal a Fonte Fria

CANYONING 2009

XIV

XIII

XII

Salto 12m

XI

X

IX

VIII

VII

VI

V

IV

III

II

I

VIAGENS

Republica Checa (Praga 2009)

Pirineus 2009

Picos da Europa 2009

Leon & Astorga

BTT

Meixedo - Paradela

ESCALADA

Iniciação (avelar Montalegre)

CICLOTURISMO

Meixedo - São Bento

Alcacer do sal - Albufeira I, II, III, IV, V, VI

Montalegre - Braga

Montalegre - Stgo Compostela I, II, III, IV

VIDEOS

Tenerife 2009

Cicloturismo 2009 (Alcacer - Albufeira)

Jbell Toubkal (2008)

Canyoning I

Geres vida Selvagem

OUTRAS REPORTAGENS

Meixedo (árvore e passagem de Ano)

Cogumelos I, II, III, IV, V,

Novas regras no PNPG I, II, III, IV, V, VI, VII, IX, X, XI, XII, XII,

Limpeza PNPG 2009 I, II.

Slalon Montalegre 2009

Recordações da neve 2008/2009

Cascata do Arado

Sugestão de férias 2009

Cascata de Pitões das Junias

Sexta feira 13 Montalegre

Domingo Gordo I, II

Feira do fumeiro de Montalegre 2009

Ler mais...

VII Caminhada de Montanha de ENTRIMO 2010 - já este Sábado

0

image CIRCUITO GALEGO LUSO

VII - CAMIÑADA DE

MONTAÑA DE ENTRIMO

  1. QUILÓMETROS

Sábado,17 avril 2010

A CAMIÑADA DE MONTAÑA DE ENTRIMO desenvolverase polas serras de Quégoas, Anamâo e Quinxo nos arredores da capital do concello de Entrimo, coma sempre, nos mediaos de avril onde ten acoubo dende a primeira Camiñada, O ano pasado choveu un pouco no primeiro tramo hastra cuasi que a metade, xa no dolmen da Moura, mais despois foi unha xornada de primaveira pra que os camiñantes a levaran ben. Este ano agardamos que o tempo nos favoreza As etapas non sofren mais que pequenas modificaciós polo que non se pode ir coa cabeza gacha se non desperto as siñais das fitas vermellas e brancas. Coma sempre, a Camiñada puntúa pra os federados e está inscrita no calendario da Federación Galega de Montaña.

R O T E I R O

I.- ETAPA.- Serra de Quégoas: 22 quilómetros

Saida as 9.00 h .da remodelada alameda de Entrimo para ire ao carón do San Rosendo do Pedreiriño–Cristo dos Lumeares - Fonte- Serra de Quégoas- Serra de Anamâo - Dolmen da Moura- Cortes da Carballeira-Cortes dos Carrís – Quégoas- Vilar- Pacín-control Entrimo.

Desnivel acumulado: 700m.

II.- ETAPA.-Serra do Quinxo: 20 quilómetros

Saie de Entrimo hastra Ferreiros- Guxinde-A Pereira- Fonte do Pousadoiro-Lombos do Quinxo-Regato de Olelas-Altos de Bouzadagro-Cabeza da Vella-ponte Medieval-Quintán-control Entrimo

Desnivel acumulado: 600 m.

III.- ETAPA.- Chairos de Galez: 8 quilómetros

Saie de Casal, San Pedro, Galez, Feira Vella, Asperela, Olín, traspasando o rio Pacín por duas pontes,hastra o remate na meta de Entrimo. Desnivel acumulado: 100 m.

CONTROIS E APROVISONAMENTOS

I.- etapa quilómetro 10 Dolmen da Moura

II.- etapa quilómetro 30 Pereira

III.- etapa quilómetro 46 Feira Vella

REGULAMENTO

Escribirse obligatoriamente para participar ( 10 euros non federados e 8 federados.)

Obrigatorio levar o número pendurado e visible nos controis

Pasar obligatoriamente polos controis de saida e chegada en Entrimo

Diploma acreditativo da Camiñada aos que fagan todalas etapas

A DISPOSICIÓN

Masaxes pra os montañeiros. Bañeiros no campo de fútbol

Aprovisonamentos. Xantar na Alameda. Sorteio de material

ESC R I C I Ó S

Concello de Entrimo TEL:988434666 E.mail: concelloentrimo@eidolocal.es

Tendas desportivas de Ourense: ZAGORA BOUSO INTERSPORT ARANA

PATROCINA

Concello de Entrimo Estilo Natural

ORGAIZA

circuito galego-luso E-mail: alexchivo2@yahoo.es

APOIAN:

VOLUNTARIOS - PARQUE BAIXA LIMIA SERRA DO XURES PROTECCION CIVIL - DEPUTACION PROVINCIAL

Ler mais...

"Trilho do Ourigo 2010" - Reportagem na Web da CM-MONTALEGRE

0

Clique para voltar à homepage

clique na imagem para ser redireccionado para a noticia publicada na web da CMM.

Ler mais...

"Trilho do Ourigo 2010"

0

IMG_6265O ponto de encontro para o inicio da actividade era pelas 9:00h no Ecomuseu do Barroso. Iniciamos as ultimas inscrições e notamos que houve uma desistência de cerca de 25 pessoas devido as condições meteorológicas que se faziam sentir, as temperaturas eram muito baixas. Com as inscrições concluídas e com 33 participantes, tivemos que alterar ligeiramente o programa na esperança que o tempo melhora-se. Fizemos a apresentação da actividade e ouve lugar á passagem de um filme sobre Montalegre. O tempo melhorou ligeiramente e iniciamos a actividade, tínhamos duas viaturas todo terreno a dar-nos apoio logístico e também os bombeiros. A Primeira paragem foi no fojo do Avelar onde foi feita interpretação de património e se falou do lobo e das alcateias que andam nas serras de Montalegre. Foram abordados temas importantes no âmbito da educação ambiental e preservação de património. Por volta das 14:00h chegávamos ao Ourigo, antigas casas florestais, onde nos esperava uma das viaturas com o tão esperado lanche. Fizemos uma pausa recuperamos energias. Concluímos o trilho por volta das 16:30h junto ao Castelo, onde os técnicos do Ecomuseu nos aguardavam para nos conduzirem numa visita pelo museu. No Final da visita foram entregues as lembranças que foram oferecidas pelo Ecomuseu do Barroso. O resto do dia os participantes ainda puderam aproveitar a noite com a animação da Câmara Municipal “A queima do Judas”.

A organização desta actividade foi feita pela FCMP e Clube Papaventos, com o apoio do Ecomuseu do Barroso, Câmara Municipal de Montalegre e Bombeiros Voluntários de Montalegre.

Foto Reportagem

Ler mais...

Reconhecimento do "TRILHO do OURIGO" MONTALEGRE

0

025 A poucos dias da actividade faltava-nos fazer o reconhecimento do trilho, bem como elaborar o plano de emergência. Aproveitamos o apoio logístico do Ecomuseu de Barroso, dado através da cedência de um veiculo 4x4 e um funcionário (obrigado Zé). E em pouco mais de 3:30h fizemos o reconhecimento de todo o percurso. Cerca de 12km foram feitos a pé e os restantes de jipe, e relativamente ao planeamento desta actividade ficou tudo pronto para Sábado. Em algumas zonas ainda existe muita agua Km.pngdai que peço aos participantes que tragam de calçado confortável e impermeável. Quanto aos pontos de recolha este trilho tem muitos pontos onde poderemos recolher um ou outro participante que esteja mais cansado. No final elaboraremos um relatório, onde apontaremos, alguns pormenores que deverão ser melhorados com o intuito de melhor servir os pedestrianistas que decidam utilizar este percurso. Participantes: Miguel, José Moura e José (ecomuseu). (31-3-2010)

ATÉ SABADO

Mapa do Trilho Trilho do Ourigo

Foto Reportagem

Ler mais...