English Español François Deutch Italiano Neederland

O VERDADEIRO RELATO DOS 3 MONTANHISTAS PRESOS NO GERÊS ( 4-2-2008)

HISTORIA DO RESGATE A 3 MONTANHISTAS NO GERÊS
ESTOU A PUBLICAR ESTE POST EM HOMENAGEM,EM PRIMEIRO LUGAR AOS MENTORES DO REGASTE QUE FORAM OS SEGUINTES: MARK, MARCO, EDUARDO COSTA, MIGUEL MONTEIRO, JOSÉ CARLOS (TODOS DOS BOMBEIROS DE MONTALEGRE), AMILCAR (GUIA DO PNPG) E MAIS UM GUIA DO PNPG DO QUAL NÃO SEI O NOME (espero não ter esquecido ninguém), E EM SEGUNDO LUGAR PARA ESCLARECER AS MUITAS ASNEIRAS QUE SE DISSERAM ACERCA DESTE ACONTECIMENTO.
OS 3 MONTANHEIROS, EXPERIENTES EM ALTA MONTANHA, DESLOCARAM-SE A MONTALEGRE PARA FAZER UMA TRAVESSIA NO GERÊS COM DUAS PERNOITAS, ENTRE PITÕES DAS JÚNIAS E PORTELA DO HOMEM.
ESTAVA A CORRER TUDO BEM, ATÉ AO INICIO DO SEGUNDO DIA QUANDO ESTES SE DEPARAM COM CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS DEMASIADO ADVERSAS E ONDE O NEVOEIRO E A NEVE TORNARAM IMPOSSÍVEL UMA PROGRESSÃO EM CONDIÇÕES DE SEGURANÇA MÍNIMA.
ESTES ENCONTRAVAM SE NA ZONA DO PICO NEVOSA A UMA ALTITUDE DE 1500metros, QUANDO DECIDIRAM MONTAR A TENDA E PEDIR AJUDA. SEM ENTRAREM EM PÂNICO E UTILIZANDO ALGUMAS TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM ALTA MONTANHA CONSEGUÍRAM PASSAR A NOITE SEM GRANDES PROBLEMAS. LOGO PELA MANHA SEGUÍRAM ATE UMA ZONA DE ENCONTRO COM UMA EQUIPA DE SALVAMENTO ONDE SE ENCONTRAVA O JOSE E 2 GUIAS, CONHECEDORES DA SERRA DO GERES COMO NINGUÉM.
ESPERO QUE OS 3 MONTANHEIROS ENVOLVIDOS NESTA AVENTURA REGRESSEM À MONTANHA O MAIS BREVEMENTE POSSÍVEL E DE PREFERÊNCIA NO GERES BARROSÃO.ESPERO QUE VENHAM ACABAR O QUE COMEÇARAM...
À COMUNICAÇÃO SOCIAL E AO SERVIÇO DE REGASTE DO PARQUE NACIONAL DO GERÊS FAÇO UMA SUGESTÃO: VISITEM OS PARQUES NACIONAIS ESPANHÓIS E VEJAM COMO ELES TRABALHAM.
NA MINHA MODESTA OPINIÃO FOI O EXCESSO DE CONFIANÇA E O NÃO ESTUDO DO LOCAL QUE LEVOU ESTES 3 MONTANHISTAS A ESTA SITUAÇÃO, E NÃO A FALTA DE EXPERIÊNCIA COMO SE TEM DITO.
POIS ELES ENCONTRAVAM-SE RELATIVAMENTE PERTO DOS CARRIS E DAS MINAS DAS SOMBRAS- ESPANHA..
QUANTO AO RESGATE, DEPOIS DE SABEREM A LOCALIZAÇÃO GPS. PERGUNTO PORQUE NÃO FORAM EM VEICULO TT ATÉ AOS CARRIS E DEPOIS FAZIAM UM RESGATE A PÉ Á NEVOSA.
RESOLVI ESCREVER ESTE POST DEPOIS DE TER FALADO COM OS 3 MONTANHEIROS ENVOLVIDOS E VER O QUE ELES ESTÃO A PASSAR, AFINAL ISTO PODE ACONTECER A QUALQUER PESSOA QUE ANDE NA MONTANHA.. A MIM JÁ ME ACONTECEU; VEJAM O POST DO INCIDENTE NO RIO RABAÇAL, VALPAÇOS..
ATE BREVE MONTANHEIROS.....

12 Comentários:

Vim aqui parar via http://www.carris-geres.blogspot.com/. Concordo com o que foi dito e também como adpeto das caminhadas no Gerês (e noutros locais) fico bastante surpreso com o que tem sido dito e publicado na comunicação social. Se bem que os montanhistas têm uma cota da culpa pelo sucedido, como é natural, é lamentável as entidades responsáveis quererem descartar-se das suas responsabilidades (nomeadamente da não existência de pessoal capaz de um regate em montanha em condições) culpando exclusivamente os montanhistas. Também não consigo perceber como é que não foi possivel o acesso pelo lado da Portela do Homem. Conheço o caminho até às minas e estou certo que qualquer viatura TT o faria sem problemas em menos de uma hora.

Dúvido que qualquer viatura suba até aos Carris em menos de duas horas e sem correr o risco de rebentar com um par de pneus!

bem rui sem querer discordar totalmente axo que qq viatura equipada para tt subiria aos carris..
de qualquer maneira deveriam testar esse tipo de situações para que quando necessárias as porem em pratica. e n culparem os montanhistas.
Em qq PN espanhol existem equipas de resgate..
É vulgar resgatar montanhistas em qq montanha europeia..
É esta a minha opinião e não concordo com o que se tem dito(pelos responsáveis do parque e pelos bombeiros).. a culpa e da falta de formação e não dos montanheiros..
Queremos praticar este desporto no geres .. afinal Portugal não e só futebolll ou é??????

Viva!

Eu não disse que o TT não subia até Carris di~go que não sobre em menos de duas horas sem correr o risco de rebentar um pneu e se digo isto é porque a situação já ocorreu comigo quando começo a subir quase uma hora antes das viaturas e chego lá muito tempo antes.
Concordo plenamente quando diz que deveriam existir planos de socorro e pelos vistos eles não existem.
No caso em concreto ambas as partes tiveram maus procedimentos, mas pela actuação das autoridades (PNPG e bombeiros) realmente parece que só os montanhistas é que têm a culpa e tal está muito longe da verdade caindo até no insulto fácil àqueles que praticam o montanhismo.
Aponta-se o plano de resgate como exemplar. Eu digo que é uma grande falta de visão, foi um espectáculo mediático bem montado para valorizar os Gromov e um mau planeamente de quem conhece tão bem a Serra do Gerês...

Caro Rui,
Provavelmente terei sido um pouco optimista no tempo que demoraria a subida num veículo. Além de amante da montanha também pratico TT e sei que o percurso não é fácil (acho que na última subida que fiz - já lá vão uns 4 anos - comentei que o caminho na parte inicial estava muito fechado pela vejetação o que dificultaria, além do estado do piso, uma eventual necessidade de subida motorizada). Foi mais o desabafo por ver os desperdícios de recusos neste resgate e a incapaciade das entidades em organizá-lo em condições, tais como abordar o local pelo lado certo.

Se fossem pelo Lado espanhol e deixassem os jipes junto à cansela do estradão em mau estado que dá acesso às minas das sombras seria o mais sensato. Uma vez que daí para o marco de fronteira é para aí 1h a 1:30, com neve deve demorar um pouco mais.
Mas como os bombeiros tão habituados a andar pela cidade e não devem gostar muito de andar a cortar mato pelo meio do nevoeiro.
Compreendo a escolha mais facil.
Desde já relato uma aventura que fiz com um amigo que começamos por volta das 10h junto à portela de Leonte e fizemos Leonte - Prados da messe - Ponte das abrótegas - Ponte do rio homem - Portela de Leonte. Chegamos eram 20:30 fizemos o percurso sempre com um nevoeiro intenso tinhamos uns 20 -30 metros de visibilidade e chuva. O segredo era que levavamos um sistema de navegação gps em que tinhamos o previlégio de navegar em cima da carta topografica tinhamos sempre a posição na carta bém definida e actualizada permanetemente.
É um sistema identico ao que é mostrado nas caminhadas do UPB.
Se os caminheiros tivessem este sistema SE CALHAR NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CHAMAR O 112.
Espero que os caminheiros tenham seguro e que o mesmo não se descarte das responsabilidades.
Com os melhores cumprimentos montanheiros...

Parabens pelo blog...

bom dia e espero que tenham tido um bom carnaval o meu foi no gerês na zona das lagoas de marinho..
Penso que esta na altura de o PNPG fazer alguma coisa pelos montanhistas.
Quanto ao resgate claro que havia melhores opções o problema e que não houve coordenação ou melhor quem coordenava não conhecia o parque..
uma asneira entre tantas que ouvi acerca do tema :"O director-adjunto do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) disse hoje à Lusa ter sido "uma grande asneira" a aventura dos três montanhistas que se perderam domingo no Parque Nacional Peneda-Gerês."
AGORA PERGUNTO QUAL A FORMAÇÃO E CONHECIMENTO DESTE SENHOR EM RELAÇÃO AO MONTANHISMO E AO PARQUE?? SERÁ QUE ALGUMA VEZ ESTEVE NO PNPG???

QUEREMOS UM PARQUE COM MELHORES CONDIÇÕES PARA CAMINHARMOS ?? VAMOS LUTAR POR UM PARQUE LIVRE PARA OS MONTANHEIROS ... QUEREMOS CAMINHAR SEM MEDO .... DOS GUIAS OU DE TER UM ACIDENTE ...
ATE BREVE

Concordo com algumas coisas que se disseram acima;
Mas não me compete julgar nem defender ninguém, quem anda à chuva molha-se...
Só espero que há boa maneira Portuguesa não proíbam o pedestrianismo no PNPG (é mais fácil proíbir que prevenir) .
Os que falam na TV como donos da razão têm ali os seus 30 segundos de fama... Os cães ladram a caravana passa...
qualquer dia já ninguém se lembra do sucedido, mas vão-se lembrar das barbaridades que estes senhores dizem à medida que a verdade vem ao de cima!
Anda alguém a copiar o funcionamento dos Parques que há por essa Europa, mas infelismente para nós que gostamos de caminhar, nem copiar sabem...:(
Este incidente, acho que veio mostrar que quem decide, não sabe o que está a fazer!
Umas palavras de Apreço para os Guardas e Bombeiros que participaram no resgate, mal equipados e sempre prontos a ajudar "Bem Hajam"!

Pode haver alguma verdade naquilo que acima se disse. No entanto, também será conveniente dizer, por exemplo, que:
1 - Gerês no Inverno... é como qq montanha - imprevisível;
2 - a neve estava anunciada;
3 - ESTAVAM EM LOCAL PROIBIDO, num parque nacional que tem os problemas que todos sabemos, correndo riscos inerentes à actividade que praticavam. Arriscarm... perderam. Noutra oportunidade ganharão, mas o risco tem que ser assumido. É para isso que existem seguros, e quem pratica actividades de risco deve estar precavido.

De uma forma fria, é assim que eu vejo o problema que estamos a tratar. Não se misturem as coisas, pq quem vai para o Gerês, deve saber para onde, e em que condições vai. É este o Gerês que temos, e se calhar é por isso que é bom.

Ourigo

BEM A QUESTÃO DOS SEGUROS E MUITO COMPLICADA QQ DIA É SEGUROS PARA TUDO.
A PRATICA DE DEPORTO AMADOR DEVIA ESTAR ISENTA DE SEGUROS, AFINAL O ESTADO POUPA MUITO DINHEIRO (DEPORTO IGUAL A MENOS DEPESAS NA SAUDE, MELHOR QUALIDADE DE VIDA ETC ETC..)..
EX: QDO SE VAI JOGAR UMA FUTEBOLADA DIFICILMENTE ALGUÉM FAZ UM SEGURO E HÁ MUITOS ACIDENTES NO FUTEBOL??????? E O ESTADO ASSUME TODAS AS DESPESAS. PQ NÃO O FAZ EM NOUTROS DESPORTOS???
DEPOIS VEM A QUESTÃO DA PROIBIÇÃO DE ANDAR NO PARQUE?? A SER VERDADE DEIXAMOS O PARQUE NA MÃO DOS CRIMINOSOS QUEM MELHOR QUE OS CAMINHEIROS, MONTANHISTAS PARA PROTEGER ESTA PÉROLA CHAMADA GERES???
SEM QUERER DISCORDAR DE NINGUÉM VENHO SO ESCLARECER OS MEUS PONTOS DE VISTA ...
E QUERO UM GERES LIVRE ... AFINAL ELE E DE TODOS ...
BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS ...

Barroso Digital,
Discordo contigo no aspecto dos seguros... Todo o praticante, mesmo amador deve estar precavido com um seguro!Só isso já contribui para que não sejam todos os contribuintes a suportar os custos de um erro!
Tem razão o Ourigo, no que disse!

Abraço

Fala-se em montanheiros que desconhecem "o terreno de jogo", que deveriam ter planeado mais, preparado melhor, precavido assim e assado...

É um facto que sempre que se prepara uma saida, é necessário planear, contabilizar os riscos, a incerteza climatérica etc etc ... mas a questão que coloco é, "se em vez de terem sido apanhados por mau tempo, ou se terem perdido do trilho, se um dos montanheiros se tivesse lesionado...de quem era a culpa?"

É que é tudo muito bonito, mas ainda na semana passada dois montanheiros espanhois sofreram entorses em plena Sierra Nevada e foram prontamente resgatados de helicoptero por não se verificar segurança fisica para descerem pelo próprio pé...

Falam do Geres como se estivessem a falar de um local ermo, remoto, longe de quaisquer sinais de civilização ... imagino se andarem por países ditos do terceiro Mundo - Atlas em Marrocos, Kilimanjaro no Kenya, Aconcagua nos Andes...nem quero imaginar os Himalaias...

Meus srs, há que acordar para a realidade de que em Portugal NÃO existe planos de resgate para este tipo de actividades...já se fosse um entorse a jogar a bola !!