Foi uma viagem onde o nosso objectivo era atingir o cume do Toubkal. O qual conseguimos e ainda sobraram vários dias que aproveitámos para conhecer Marrakech e Essaouira (cidade património da humanidade).
TOUBKAL (4127m)
Chamado pelos berberes de drar N`Dern - A montanha das montanhas!
Chegados a Imlil, ponto de partida para o cume, e depois de várias conversas com outros montanhistas decidimos não levar mulas para carregar o nosso material até ao refugio situado a 3200metros.
Saímos então dos 1700m que está Imlil, com o indispensável para passar duas ou três noites em montanha. Eram 8 horas da manhã do dia 12 de maio de 2008 e começava a nossa maior aventura em montanha.
Passado 6 horas chegámos ao refugio, que afinal eram dois: um francês e um com gestão marroquina. Optámos pelo segundo porque não tinha tanta gente( e aconselho-o vivamente a toda a gente).
Cansados e depois de uma refeição fomos todos descansar ou tentar já que a esta altitude o descanso não é o mesmo que em nossas casas. No dia seguinte era o grande dia.
Dia 13 de Maio alvorada ás seis da manhã. Estávamos todos com vontade de chegar lá cima mas ainda tínhamos muito que andar. Aproveitámos a saída de alguns guias para seguirmos pelos melhores trilhos e assim começámos a ascensão, eram sete e qualquer coisa da manhã. Passado pouco tempo a Carla estava sem forças e começou a ficar para trás. Eu que ia na frente decidi voltar e incentivá-la a continuar. A Paula estava muito bem fisicamente e pedi-lhe para seguir com os guias porque assim era mais fácil seguirmos pelo melhor trilho. O Ferreira e eu estávamos normais. Depois de alguma conversa com a Carla e vendo que ela estava melhor e afinal não era o cansaço que a fazia estar a ficar para trás mas sim a motivação que não era a maior. Incentivando-a e conhecendo-a como conheço sabia que ela iria conseguir. Decidi avançar e fiz quase todo o caminho entre a Paula que seguia na frente e o Ferreira e a Carla que vinham mais atrás pois só assim podia escolher o trilho que tornava a ascensão mais fácil.
Estávamos a 4 mil e qualquer coisa. Faltava pouco para cume. A Paula estava ali á minha espera e os outros dois vinham mais atrás. Decidimos reabastecer ali algumas forças e esperar por eles para chegarmos todos ao mesmo tempo.
Era meio dia e após muito esforço ali estávamos nós no tecto do norte de África. Em todo o continente apenas a cordilheira do kilimanjaro está mais alta..
Orgulhosos, ali estávamos no cume e ali ficamos seguramente 1 hora a desfrutar das magnificas vistas deste 4 mil que para nós mais parecia
O TECTO DO MUNDO.
Ainda tínhamos muito que andar. Gostávamos de descer por outra via mas um guia disse-nos que não era seguro sem crampons, e já pela via que tínhamos vindo a neve dificultava a caminhada. Decidimos então descer pela mesma. Foram 2 horas a descer sempre a descer. Chegados ao refugio mandamos vir comida marroquina- tajin- o melhor de Marrocos (não sei se pela fome mas para mim foi o melhor). Ainda nesse dia descemos a Imlil onde dormimos bem e recuperamos forças para nos dias seguintes ir á descoberta de mais duas cidades.
Foto do cume Toubkal 4127m
Ferreira, Carla, Paula e Miguel
nos próximos posts fotos desta viagem
6 Comentários:
Parabénssssssssssssssssssssssss :))
(onde fica o 2º refúgio?!!?)
o 2º refugio fica mesmo ao lado do frances .. 30 metros mais abaixo
hummmm qd lá estive (ano passado) não existia (ou não o vi).
Tens FOTOS!!?
Tens razão. Já lá estava. Eu é que julgava que era tudo o mesmo :)
p.s.: FOTOSSSSSSS
Heyas,
muitos parabéns. A vista do Toubkal é sem duvida muito bonita. Se regressarem mais alguma vez ao Atlas, tentem os outros cumes: Ras N'Ouanoukrim, TimesGuida, Affelas, Akioud...sem dúvida que vale a pena, e a Tagine sabe sempre bem no regresso ;)
QUEM SABE UM DIA VOLTO LA -- N ESTA NA AGENDA PARA BREVE POIS O MUNDO E MUITO GRANDE .. MAS QUE VALE A PENA VALE .. OBRIGADO..
Enviar um comentário