English Español François Deutch Italiano Neederland

TAXAS NO PNPG … PORTARIA n.º1245

Voltando a este assunto e depois de alguma reflexão, cheguei à conclusão que esta taxa é mesmo para ser aplicada, apesar da indignação comum à maioria dos utilizadores do PNPG  sejam eles residentes, montanhistas, canyonistas ou um simples pai de família que esporadicamente visita esta área protegida.
Em Montalegre a reunião deixou latente alguma abertura por parte do Senhor Director para alterar esta portaria, mas na sede do Parque Nacional/ICN as ordens ainda são as mesmas, isto é: permitem actividades, cedem autorizações, emitem pareceres mediante o pré-pagamento de 200€. Ficou também esclarecido que as actividades no PNPG só ficaram totalmente reguladas depois da elaboração da carta de desportos, e como se prevê não será do agrado da maioria dos desportistas. Também  desta reunião ficou assente que este assunto deve ser exposto ao ICN/PNPG por escrito através de associações, clubes, juntas de freguesias ou pessoas individuais.
Posto isto é minha opinião que devemos adoptar novas formas de luta, tentando agregar o maior numero de interessados tais como: Federações, Clubes, Associações, Câmaras Municipais, Juntas de freguesias, Residentes, bem como todas as pessoas individuais. E lanço já o desafio para depois da reunião das Caldas do Gerês no dia 18. Vamos todos enviar uma carta registada a pedir a revogação ou alteração desta portaria para o ICN/PNPG.
Será a nossa segunda forma de luta, já que a primeira será a concentração nas Caldas do geres para assistirmos a discussão do POPNPG no dia 18 deste mês.

POR UM PARQUE NACIONAL LIVRE DE TAXAMENTOS COMPARECE NAS CALDAS DO GERÊS NO DIA 18 QUARTA-FEIRA PELAS 18 HORAS NO MULTIUSOS. 

MOSTRA O TEU DESCONTENTAMENTO COM ESTA PORTARIA.

E-Mail: moura.montalegre@gmail.com 

veja os post anteriores sobre o assunto: clique aqui

15 Comentários:

Olá, Caros todos.
A questão é muito mais profunda: fazê-los recuar, pelo menos parcialmente, nesta portaria até nem nos vai ser muito difícil. O problema é que temos que livrar-nos, em todas as áreas protegidas, dos mentores da ideia de^as áreas classificadas têm que gerar recursos para sustentarem toda a máquina administrativa e actividades do ICNB. O que quer dizer que teremos que conseguir fazer a limpeza desde o topo para baixo. Ou, então, continuarão a sugar-nos por outras meios e pretextos.
Quanto à portaria 1245/2009, vejam o artigo 13º da CRP (Constituição da Republica Portuguesa)e escrevam todos para a Presidência da República a exigir que sejam tomadas medidas. É que a mesma é descaradamente inconstitucional. Porque " 1- Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei." e "2- Ninguém pode ser previligiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, ou condição social".

Sendo certo que para o nosso caso relevam sobretudo: o princípio da igualdade, a dignidade social, o direito a não sermos prejudicados, nem privados de qualquer direito, o território de origem, o graus de instrução da maior parte das pessoas, a situação económica e a condição social.

Vivemos num Estado de Direito Democrático. Mas estamos a ser vítimas de uma ditadura sem ponta de escrúpulos. E temos o direito e o dever de nos defendermos.
Vamos a isso, caramba!...

boas ...
É mais uma boa ideia mandar uma carta ao sr presidente da republica.
Só precisamos de alguém a coordenar esta luta, pois ideias tem surgido até bastantes.
Quanto a fazer-los recuar nesta portaria já não concordo contigo axo que não vai ser nada facil...
De resto estou totalmente de acordo..

abraço e cump

Miguel Moura

Estou nesta luta até ao fim e custe o que custar, e acreditem que vai custar bastante pois as coisas ainda vão piorar antes de talvez um dia começarem a melhorar.

Mas meus amigos, começamos no dia 18 de Novembro!!!

Caros:
Sei do que falo. Confiem (sem se fiarem nos políticos, claro!) e aproveitem a onda. A vaga de fundo já foi feita. Escrevam todos quantos puderem, individualmente ou colectivamente, ao Sr Presidente da República reclamando que tome providências contra este ultraje a direitos constitucionalmente consagrados.

Quanto à coordenação desta luta, sugiro a adesão ao Movimento Peneda-Gerês Com Gente. Mas com consciência de que todos têm que contribuir com ajudas úteis. Pois todos têm assuntos profissionais e as suas vidas pessoais e familiares para atenderem, não podendo arcar meia dúzia de carolas com os problemas e encargos de dez mil criaturas.

Olá AF, no dia 18 acertamos alguns promenores do envio das cartas e de eventuais novas formas de luta. E qto á adesão ao movimento pnpg comcordo plenamente.. ja que e importante estarmos todos UNIDOS.

CUMPRIMENTOS
MIGUEL MOURA

Boa noite, espero que essa vontade de lutar seja real, eu manifestei-me em montalegre e hoje fui as jornadas Nacionais de Pedestrianismo onde expus o problema da portaria á Federação de Campismo de Montanhismo de Portugal.Este assunto foi debatido com muita atenção tendo sido o centro das atenções e defendida a liberdade de circulação no territorio que é nosso de uma forma incondicional por um representante de montalegre que foi apresentar uma palestra. A esta discordia juntaram-se outros camaradas de montanha que juntamente conosco vão demonstrar o seu descontentamento.
Cada vez estou mais decidido a continuar esta batalha, fui eu que a comecei com a ajuda do Miguel e agora pretendo contar com todos vóz, pois para mim esta portaria é como alguem que entra em nossa casa e passa a mandar naquilo que é nosso. Basta,não podemos aceitar esta censura, de nos privarem de fazer aquilo que nos faz sentir vivos
paredes

Se me permitem uma sugestão:

Que tal um baixo-assinado com as reinvindicações?

Para mim e para a minha companheira (Daniela) vai ser bastante dificil estar presente neste próximo dia 18, mas, gostariamos de ter alguma palavra no assunto.

Creio que um texto bem estruturado e com as pessoas a assinar pode constituir um bom principio.

Seria uma primeira forma de reunir opiniões.

Paulo Roxo

Já recebi um email do PNPG a referir que uma autorização que havia pedido para uma caminhada está pendente do pagamento da taxa.

Só temos mesmo um caminho...

Por ser um dos locais mais emblemáticos na denominada Widerness Zone do futuro PNPG, proponho desde já a realização de uma caminhada de protesto através do Vale do Alto Homem... só para começar!!!

Miguel,

Estou a chegar de uma montanha para aqual tb é preciso autorização... Cheguei la num dia pedia autorização e foi me dada sem contestarem para o dia seguinte...e sem pagamento completamente gratis...
Sou pequenina e provavelmente minha voz não se fera ouvir mas juntos isso SIM...
Por isso conta comigo para o que der e vier:)

Bj

Obrigado a todos pelos contributos e força transmitida..
Nos queremos um PNPG com regras mas livre de taxas e burocracias...
Na quarta feira espero encontrar muitos de vós na reunião das caldas do Geres..
Para já estamos a preparar cartas para enviar ao PNPG/ICN.
Brevemente colocarei aqui o teor das cartas que estamos a preparar ..
Mais uma vez obrigado a todos

O GERES MERECE O GERES PRECISA..

Pois se não fizermos nada corremos o risco de perder esta pérola..não para as empresas, nem para o ICN/PNPG mas sim para sempre. Os dirigentes parece que não levaram a serio as populações que ainda o ano passado mostraram de forma clara o que vai acontecer ao geres caso eles teimem em proibir as mais diversas actividades..

Miguel Moura

Já comecei a enviar para o estrangeiro, também nos apoiam contra esta portaria: http://ecdc-fge.blogspot.com/2009/11/portaria-12452009-portugal.html
Abraço Miguel e até amanhã às 18 nas Caldas do Gerês.

Amigos
Infelizmente não poderei estar nas Caldas do Gerês hoje.
Apoio o envio de cartas às instâncias adequadas (MInistério. P.M., Assembleia e Presidência da República). O parque e a Natureza são de todos e muito em especial de quem também a valoriza e protege - os montanheiros.
Parece- me também boa ideia mediatizar uma marcha de protesto.
Um abraço/ Rui Magalhaes

Caros Companheiros,

Juntamo-nos a este justo movimento pela luta por uma causa comum daqueles que amam a Montanha e defendem o Livre Acesso. Igualmente, através da FPME, faremos chegar à UIAA, o nosso manifesto!
Vejam os Diplomas analisados à lupa no site: http://www.celtasdominho.org/.

Um Abraço e Força, Contem com os Celtas!

Miguel,

Junta-te a nós...

http://almademontanhista.blogspot.com/2009/11/12-de-dezembro-marcha-de-protesto.html

Bjs