English Español François Deutch Italiano Neederland

Se Maomé não pode ir à Montanha, a Montanha vai até Maomé!

No seguimento dos protestos contra a portaria 1245/2009, que vem instituir elevadas taxas para os utilizadores do PNPG, e outros parques, convém não deixar esmorecer a luta, e preparar novas acções de protesto, pois a suspensão da portaria pode tratar-se de mero embuste. Temos de estar preparados para o pior, e continuar unidos nesta luta que é de todos.
A acção de protesto que decorreu em Braga, foi revestida de sucesso, e na qual participei com muito gosto, contudo no meu entender, faltou-lhe alguma substância, ou criatividade, que a torná-se mais pujante e com isso chamasse a si o interesse dos Mass-Midia.

Gostava por isso de propor a seguinte iniciativa de protesto:

Transformar o centro de uma cidade (PORTO ou LISBOA) num autêntico lugar de montanhistas, com actividades diversas a decorrer durante um fim de semana, nomeadamente rappel, slide (edificios), parede de escalada, campismo, trekking (nas ruas) etc.
Isto para se transmitir a mensagem de uma forma mais acutilante, afirmando claramente que se nos querem retirar a possibilidade de andar na montanha (com a aplicação destas taxas exageradas), então os montanhistas serão obrigados a invadir as cidades!
Isto requer como é claro, uma logística enorme, para além de se conseguir seguros e licenciamentos. Se acharem que a ideia interessante, convém começar já a pensar como colocá-la em prática e a tratar da organização, para que vencidos os 90 dias da suspensão da portaria, se as coisas se mantiverem, avançarmos!

Usem os comentários para dizerem de vossa justiça.

Saudações a todos, estou convosco nesta luta...REGRAS SIM, TAXAS NÃO!

Abraço amigo,
J. Duarte Gonçalves

12 Comentários:

MUITO BOA IDEIA!!!
prefiro Lisboa...tem mais impacto:
- lugar central para todos os entusiastas portugueses de locais de interesse natural (paisagens protegidas, parques, etc)
- impacto junto dos Média
- impacto junto dos governantes
- mesmo que a FCMP não queira participar/apoiar...penso que será forçada a fazê-lo...

se precisarem da minha humilde ajuda....estou ao v/ dispor...

É uma grande ideia que implica muita logistica. Mas se o pessoal aderir o RDB vai estar presente..
obrigado Aguia real
O pessoal de barroso é pouco penso que tem de ser um clube como o UPB ou alguem que mobilize mais gente a pegar na ideia .. No que me toca apenas posso estar disponivel para ajudar em tudo que me seja possivel e ate impossivel ..
Abraço
Miguel
RDB

Ontem coloquei um comentário no blogue do UPB sobre um possível "Encontro" de montanhistas... para definirmos as próximas acções nesta luta que é de TODOS.

Sem querer dividir aos hostes, julgo que seria melhor (e foi isso que faltou no sábado passado) haver duas concentrações - uma a norte (proponho Braga) e outra a sul (Lisboa). Lutarmos em duas frentes, mas por uma causa comum.

Claro está, podem contar com o UPB.


abraço

penso que 1ª concentração de 500, terá maior notoriedade nos média opinião publica e apoio partidário, do k 2 de 250...penso...

Tb penso como tu aguia... axo que tem mais impacto todos juntos .. mas a não ser possivel que sejam duas de 250...

abraço
Miguel

E porque não fazer uma marcha Braga-Lisboa?

Tantos clubes/simpatizantes de caminheiros/montanheiros neste país que concerteza se encontrará pessoal suficiente para levar a mensagem a Lisboa. Julgo que os média iriam dar importância a uma coisa destas.

Envolve uma boa logistica, mas penso que seria possível, manter um grupo de 3-4 pessoas em permanente andamento, revezando-se uns aos outros.

Ola
Ai esta mais uma excelente ideia

abraço
Miguel

BM....esperemos pela semana do 13 de Maio...e teremos MUITA gente a caminhar. pelo menos até Fátima ;)


p.s.: imaginem os custos (e o tempo que se demora a) ir até Lisboa.
depois, não sei se os montanheiros de "Lisboa" estão interessados nesta luta (não vi a Desnível, nem a FCMP, nem o Clube de montanhismo da Guarda a opinarem sobre a Portaria das Taxas)

Tambem concordo ctgo Medronho..
Mas para termos mais impacto junto da comunicação social teremos de ir a lisboa .... e um esforço que ate os clubes e associações podem e devem suportar..

pensem nisto

grande abraço
Miguel

acho uma excelente ideia....acho que o melhor sitio seria em Lisboa, local mais central...vamos organizar isto

Concordo com o Medronho....Pois ninguem viu ninguem da federação campista em Braga...são caminheiros de secretária...Abraços e até Lisboa

Boas!

Efectivamente a ideia é boa!! Pelo menos a mim, depois de ler o post, deu-me a sensação de uma grande peça de teatro a ser representada pelos respectivos praticantes dentro do seu dominio, montanhistas de um lado para o outro, escaladores a subir estatuas, canyoning nas fontes, etc.

A falta de apoio dos praticantes do Sul, bem lembrada pelo Medronho, poderá condicionar que isso seja efectuado em Lisboa (efectivamente o local de excelência para um bom impacto mediatico) o que implicava que para ser "a serio" os cerca de 200 participantes da manifestação, tinham que se deslocar quase todos para atingir um bom numero e infelizmente isso é muito dificil, principalmente para quem não pertence a clubes ou associações e assim tinha de arcar com despesas sozinho (muita despesa entre portagens e combustivel).

Por esse motivo, acho que não se devia descartar Braga para este protesto, Braga é a 3ª cidade do pais e tem muita tradição de montanhismo.

No que diz respeito as presenças ou não das Federações, acho que isso só devia ser considerado quando as pessoas forem pagar as cotas anuais, aí sim deveria ser feita a diferença!

Mas esta luta começou com cidadãos anonimos e provavelmente serão sempre esses até ao fim que mais se empenharão e como até aqui têm conseguido manter o problema "aberto", acabamos por não precisar de Federações para nada, basta olhar para cima e ver o comentarios para perceber isso, a luta continua com anonimos, clubes, etc...

Cumps a todos!!!!