English Español François Deutch Italiano Neederland

A INVASÃO DAS EÓLICAS II – Imagens das obras de instalação das torres eólicas.

IMG_5629Fui ao local ver a destruição causada pela instalação do parque eólico que vai do Avelar (Montalegre) até não sei onde. Eu, que até conhecia bem a zona perdi- me no meio de tanto estradão. Tive de pedir ajuda e, por fim, lá fui dar à estrada que liga Contim a Brandim. Mas não pensem que o parque termina ali, na próxima reportagem vou tentar ver até onde vai a destruição. Ao que me falaram, imaginem, até aos baldios de Ferral.

Apesar do nevoeiro dá bem para ver a dimensão dos prejuízos causados na paisagem Barrosã. As fotografias não conseguem demonstrar bem a movimentação de terras e decapitação de pequenos montes que está a ser feita. Aconselho a todos uma visita ao local a fim de verem bem a dimensão e os danos causados. Qualquer pequeno monte serve para instalar uma eólica, fazem uma terraplanagem do tamanho de 2 ou 3 campos de futebol e lá cresce ali mais um monstro metálico.

Será que ainda não contribuímos o suficiente para o país com as 5 barragens existentes no nosso concelho? E já se perguntaram o que o pais já fez por nós ?

Não tem dinheiro para nos fazer uma boa estrada de ligação a Braga ou Chaves mas tem dinheiro para abrir kilómetros de auto-estradas nos nossos montes!

FOTOREPORTAGEM IMG_5682(Instalação de apenas uma torre, vejam a quantidade de estradões e a sua largura)IMG_5681(Novas vistas da barragem de Pisões)IMG_5638(Corte de terra com cerca de 2 metros para abertura de estradão)IMG_5658(Acessos para uma eólica podem observar a terraplanagem a sua volta)IMG_5631(encruzilhadas de estradões)IMG_5635(corte este bem alto cerca de 3,5m para abertura de estradão) IMG_5642(abertura ao lado do estradão para passagem de cabos)IMG_5637(corte no terreno, cabos para instalação) IMG_5666(a desordem dos trabalhos bem verificada nesta foto, não tem regras apenas objectivo de instalar as torres metálicas)IMG_5641(cabos para instalação)IMG_5669(inicio da Montagem vejam o espaço utilizado para cada torre) IMG_5665IMG_5667IMG_5670 (estas ultimas 3 fotos mostram bem onde estão a colocar as torres nos montes existentes por todo lado qualquer ponto mais alto lhes serve)

2 Comentários:

Ora aí está uma desgraça. Mal de nós se os problemas energéticos fossem resolvidos, destruindo os montes e respectiva envolvente biológica. Na verdade, a única vez que vi lobos e eram 3, em 2007, foi no cimo da Serra Pequena em Valença...hoje tem lá duas eólicas. Não me parece que os bichos lá passem muito mais. Mas já não há respeito por nada...

Obrigado pela reportagem importante e abraço.

O rotas é um blog que surgiu para mostrar as lindas terras de Barroso. Mas quando acha que algo está mal sente se no direito de apontar os erros e neste caso só pretende que não se estrague mais.
As terras de Barroso ainda tem muitos montes e lugares de encanto, que gostaria de ver preservados para as gerações vindouras.

"Montalegre uma ideia da natureza" Frase CMM.

Grande abraço
Rdb