English Español François Deutch Italiano Neederland

GR 56 - TRANS-OURENSE (Esp) - I ETAPA

Esta foi a nossa (MIGUEL & PAULA) primeira grande rota (GR), situada na província de Ourense é composta por quatro etapas que totalizam 99km segundo as informações que conseguimos recolher. Após todos os preparativos decidimos fazer este percurso que vai desde Manzaneda (estância de sky) até Peares em Ourense. Sabendo nós de antemão que o trajecto está sem manutenção a vários anos, o que nos levaria provavelmente a algumas alterações ao longo do percurso.

I ETAPA - 1º DIA (6-4-2010)

Iniciámos a caminhada por volta das 9 horas. Subimos por entre pistas de sky até ao cume de Cabeza Manzaneda (1778m) situado na Serra de Queixa. depois das fotos do cume voltamos ao nosso caminho que com as poucas ou nenhumas marcas de GR nos obrigou a fazer leitura da cartografia que levávamos, bem como por várias vezes recorremos ao gps que transportávamos a fim de não seguirmos pelo percurso errado.  Seguimos por vários km em cima de neve até ao sistil blanco, depois c067omeçamos a descer em direcção ao ribeiro das forcadas que nos levaria a aldeia com o mesmo nome. Depois da neve foi o mato existente no trilho e a ausência de marcas que nos dificultaram a progressão. Antes de chegar a aldeia das forcadas o trilho mais aberto acelerou-nos o passo. Por volta das 2:30h estávamos onde normalmente terminaria a etapa do dia mas como ainda era cedo e a nossa recolha ainda não estava por perto decidimos continuar. Descemos então até ao rio Grande que levava muita agua onde testamos a nossa coragem passando o rio em cima de um pau seco. (foto). Dali seguimos até a aldeia de Requeixo fazendo já a ultima parte por estrada. Depois de alguma conversa com residentes que nos disseram que o percurso original estava intransitável seguimos sempre por estrada até à aldeia de Zamorela e depois para a aldeia de A Espasa situada a beira da belíssima barragem de Chandrexa de Queixa. Onde fomos recolhidos. dali seguimos para Pobra de Trives onde festejei os meus anos e passei uma bela noite em hotel pois nos Km.png dias seguintes esperavam nos muitos km pela frente.