English Español François Deutch Italiano Neederland

XURÊS 2010

Portela Pitões - Salgueiro - Moinhos

104Fomos conhecer mais um trilho desta vez no Parque Natural do Xurês (ESP). Iniciámos o trilho por volta das dez e meia da manhã no lugar de Portela de Pitões (fronteira) com condições climatéricas não muito comuns para esta época do ano e debaixo de um nevoeiro intenso acompanhado de muito frio e alguma chuva seguimos o trilho até à aldeia abandonada do Salgueiro,  sempre por trilho marcado que seguiria ate à aldeia da Cela. Mas aqui decidimos fazer o percurso também ele marcado de nome de Torrente do Salgueiro que nos levou ate à vila de Moinhos onde previamente deixámos um carro que serviu para efectuar o caminho de regresso.

Todo o trajecto desde o Salgueiro até Moinhos segue o leito do Rio o que o torna muito interessante quer pela vegetação, paisagem,  pontes ou moinhos que vamos encontrando durante o trilho. O percurso entre Portela Pitões e Salgueiro é também ele um dos ex-líbris do Parque Natural do Xurês.

Participaram nesta actividade 3 elementos eu o Pedro e o Paulo, sendo o Paulo um quase estreante nestas andanças, mas que já tem o bichinho da montanha.

Dados do Percurso:Km.png

Distancia percorrida: 26,47km

Ascensão acumulada: 1586m 

Descida acumulada: 2266m

Altura de saída: 1234m

Altura máxima: 1268m

Altura mínima: 564m

Altura de chegada: 590m

Energia gasta: 790144,1 J

Potencia media: 32,4w

Potencia media em subidas: 57,6

Hora de saída: 10:30h

Hora de chegada: 17:17h

Tempo em movimento: 4:12h

Imagens:

2 Comentários:

Não conhecia esse trilho, e mapas ou mais indicações de onde sairam poderá se arranjar?
Obrigado

Olá, toda a informação acerca deste trilho é disponibilizado pelo parque natural do Xurês (panfletos, marcações, autorizações, etc..)