English Español François Deutch Italiano Neederland

GR 56 - TRANS-OURENSE (Esp) - III ETAPA

3º DIA (8-4-2010)

Começámos este dia  bastante cedo. Acordámos com um manto de gelo por cima da tenda mas, alguns raios de sol, já iluminavam os cumes mais altos. Depois de um pequeno almoço ligeiro pusemo-nos a caminho, já que estávamos com muito atraso, para cumprirmos a etapa. Dali seguimos para o alto chamado "campo da cabeza da lata"(1330m). O sol ajudava a moldar as silhuetas da serra de São Mamede. Nós caminhávamos e fotografávamos a cada 100 metros, já que os motivos e a beleza do local assim o pediam. Depois de passarmos o alto começámos a descer em direcção a Montederramo, primeiro por um estradão e depois em estradas municipais que ligavam pequenas aldeias. Montederramo, era aqui que terminava a 2ª etapa e nós chegámos aqui por volta do meio dia. Era hora de paparoca e aproveitámos para almoçar e visitar o seu imponente mosteiro cisterciense. Mas como o nosso tempo estava apertado e levávamos muito atraso do dia anterior, pusemos-nos a caminho. Mais uma vez por entre estradas e aldeias das quais destaco Seone velho muito parecido a barroso com paredes, lameiros e regos. Dali seguimos, ora por estradas ora por caminhos agrícolas, até à barragem do rio Mao. Aqui, gostaríamos de passar na ponte romana de concelinhos mas o caminho estava intransitável e optámos então por estrada e dali seguimos em diIMG_6875recção a Parada do Sil, saltando de aldeia para aldeia. Muita estrada e poucos caminhos estavam a dar-nos cabo dos pés. O peso da mochila parecia ter aumentado com o passar do dia. Estávamos esgotados. Quando chegámos a Parada do Sil decidimos dormir em hotel e dirigimo-nos ao "Pepe" mas, devido à falta de condições, (nem água quente tinha, para não falar da falta de limpeza e do frio que estava naquele quarto) optámos por mudar para ver se conseguíamos descansar e tomar um bom banho. E ainda bem que o fizemos porque ficamos muito bem instalados na pensão "O TORGAL". Este foi provavelmente uma das mais difíceis etapas que já fiz, devido principalmente aos muitos km que fiz em cima de alcatrão e ao peso que transportava (tenda, saco de cama, comida, etc). No final, quando olhei para o Gps tínhamos percorrido 36km e já levávamos 11 horas de actividade. Depois do banho fomos jantar a um belo restaurante ali perto, vimos o Benfica perder para a Liverpool e regressámos ao quarto para uma noite de sono e descanso, pois ainda tínhamos de terminar a grande rota 56 no dia seguinte.